segunda-feira, 23 de maio de 2011

APRENDENDO COM O SOFRIMENTO


I Timóteo 2.3 - “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo”.
INTRODUÇÃO: A vontade do Deus como pai quando nos criou do pó da terra, nunca foi relacionada a nos fazer sofre, ou seja, o sofrimento da humanidade esta intimamente relacionado à queda “o pecado” na criação de Deus, essa “queda” foi iniciada ainda no céu por Lúcifer, que tentando ele ser maio do que Deus recebe como recompensa juntamente com a terça parte dos anjos, o sofrimento eterno.
(Isaias 14.13-15: E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo).
Logo após a queda dos “anjos”, a serpente se apresenta ao homem para tentado a ser igual a Deus, o homem aceita a tentação e acaba assumindo também as conseqüências do seu pecado, o sofrimento.
(Gênesis 3.1-7: ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais).

O Apostolo Paulo enxergando a causa maior do sofrimento humano ele escreve:
Romanos 8.19-23: Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
O texto dia que “toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” sabe-se que as dores de parto aumentam e acontece com espaços cada vez menores à medida que se aproxima o momento de se dar a luz. Pensando assim quero registrar a minha grande certeza, Jesus esta voltando! Os sinais, o sofrimento na Terra, aumentam consideravelmente; o momento do arrebatamento esta mais perto do que quando aceitamos a nossa fé. (Glória a Deus).

Em quanto estamos aqui, precisamos aprender algumas lições importantes com o sofrimento para alcançarmos de Deus e avançarmos “redenção do nosso corpo”.
(João 16.33- Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo).

Sentimentos que preciso vencer para aprender com o sofrimento?
A negação: "Isto não está acontecendo comigo".
A raiva:"Por que eu?".
A Barganhar e tentar resolver o problema sozinho: "Se eu mudar de vida, o problema desaparece".
A depressão: "Ai de mim! Estou perdido!".
E então ter a aceitação e a disposição para receber ajuda externa.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PRECISO DE VOCÊ.


A palavra de Deus diz: Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te (Isaias 41.6).

É realmente perda de tempo uma pessoa dentro de uma igreja achar que é possível se ter sucesso no resultado do seu chamado, trabalhando isoladamente; na obra de Deus não há espaço para tal filosofia de trabalho, pois a garantia de um resultado vitorioso parte exatamente do princípio da UNIDADE, OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união (Salmos 133.1).

Quando a Igreja esta unida, o amor de Deus opera entre seus membros, obreiros e ministros, gerando fé e crescimento para os ministérios e departamentos dessa igreja. A unidade é o segredo para verdadeiros resultados de benção para a nossa Igreja, não apenas resultados momentâneos e passageiros, mas sim, resultados diários e duradouros que nos conduzirão ao objetivo maior do nosso Deus. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16 : 15).

Termino a minha simples palavra fazendo um apelo a todos os que a lêem, para que oremos a Deus e trabalhemos firmemente com o objetivo de edificarmos uma igreja unida através do auxilio Divino e das bases fundamentais da nossa fé, (Atos 2.42.43: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos).

Você é extremamente importante pra mim e espero que possamos vencer muitas batalhas juntos para Glória de Deus.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A JANELA CONTINUA...


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16 : 15)
Introdução: Há muito tempo eu tenho ouvido as pessoas dizerem que “Missões está no coração de Deus”, essa é uma grande verdade que não pode ser omitida por nenhum outro tipo de mensagem ou “evangelho”; porem hoje surgiu fortemente uma pergunta na minha mente: - Quanto é que Missão estará realmente no coração da Igreja?
Ainda na classe infantil na Escola Bíblica Dominical, já orávamos pedindo que Deus levantasse missionários para que o evangelho chegasse os lugares ainda não alcançados, (a conhecida janela 10/40), e alguns anos já se passaram e a janela continua “aberta”. O que houve? As nossas orações não foram ouvidas? Deus não tem falado com pessoas suficientes pra realização dessa obra? Quanto questionamento tolo. É claro que nossas orações são ouvidas! É Claro que Deus tem falado com pessoas suficientes para a realização dessa obra!
Então você deve estar se questionando agora o porquê a janela 10/40 não diminuiu?
A resposta é simples: Missão, continua no coração de Deus, mas infelizmente ainda não conquistou todo o coração da Igreja!
"Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração." (Lucas 12: 34)
Por que fazer Missões?
Por que é a vontade de Cristo - "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mateus 28: 19)
Onde posso fazer Missões?
Onde Deus me levar – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”(Atos 1.8).

Dentro dessa perspectiva temos quatro esferas geográficas pra fazermos missões:

Missão Local: Onde você reside, trabalha, estuda etc...
Missão Urbana: Nas cidades e regiões próximas de onde vivemos.
Missão Nacional: Evangelizando a nossa Nação...
Missão Transcultural: Pregando o evangelho a outras nações....

Como posso fazer Missões?
Missão se faz com oração, contribuição e envio, é bom esclarecer que a junção dessas três ações básicas, são indispensáveis para que a Igreja atinja resultados cada vez maior na obra missionária. É o bom ressaltarmos que as três ações contidas nessa “formula” missionária, não oferecem grandes benefícios se igreja não adotá-la em sua plenitude, ou seja; insistindo em apenas uma das bases de ação.
Orando – “Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara”. (Mateus 9: 37-38)

Contribuindo – “Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém”. (Filipenses 4.10-20).

Aceitando o Envio – "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16 : 15). “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”(Atos 1.8).